shadow
Qualificação do Espaço Público

Este projeto envolve toda a reformulação da rede de infraestruturas do Núcleo Urbano Antigo do Seixal, após a qual se procederá à intervenção de qualificação do espaço público. Destacam-se o aumento de zonas arborizadas, áreas verdes de recreio informal e de espaços de socialização.

Ir-se-á proceder à alteração do sistema de recolha de RSU (resíduos sólidos urbanos) no Núcleo Urbano Antigo do Seixal, contemplando a substituição dos ecopontos e contentores por um sistema enterrado de grande capacidade que libertará espaço à superfície, permitindo reduzir drasticamente o impacto visual, facilitando a sua utilização e minimizando situações pontuais de sobreutilização.

Para requalificar o espaço público urbano da frente ribeirinha do Seixal, onde se localiza o respetivo núcleo antigo, será criada uma Zona 30, que consistirá numa área urbana na qual a circulação viária não excede os 30 km/h.

A intervenção pretende conseguir um melhor desenho das ruas, que possa incorporar as várias valências de estadia/passagem e que permita a partilha do espaço

canal da rua pelos vários agentes de mobilidade: ciclistas, peões, transportes públicos e veículos privados.

O controlo de velocidade de circulação viária para 30 km/h, através do desenho urbano, permitirá uma livre circulação de peões, promovendo a vivência urbana e o caráter da rua como local de encontro e de vida social.

A qualidade do ambiente urbano sofrerá melhorias, na medida em que o controlo de velocidade permitirá reduzir o ruído e a emissão de gases e promoverá as deslocações sustentáveis (de bicicleta e a pé) o que, indiretamente, também trará benefícios no ambiente urbano e na saúde pública da população.

Este projeto, para além de integrar a componente turística de sinalização interpretativa e direcional, coloca a ótica na necessidade dum espaço público de qualidade para o saudável desenvolvimento da atividade turística no local, considerando-se ser um dos pilares (em conjunto com a existência de recursos diferenciadores e qualitativos) para o estímulo a todo o processo de criação da imagem do Seixal que permitirá a sua promoção enquanto destino de turismo e lazer.

Outras Áreas de Intervenção: