shadow
Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal

A remodelação deste espaço já está concluída, estando a antiga tipografia atualmente aberta ao público. Inseriu-se num projeto promovido pela Câmara Municipal do Seixal com o objetivo de contribuir para a dinamização cultural do Núcleo Urbano Antigo do Seixal e, por outro lado, preservar e valorizar, em contexto oficinal, um significativo património técnico, material e imaterial ligado às artes da composição e da impressão tipográfica tradicional.

Como metodologia de valorização e de gestão patrimonial, entendeu-se ligar o prolongamento funcional e técnico do espaço, dos equipamentos e das pessoas que lhe estarão associadas (como meios ativadores e transmissores de memórias sociais) à programação e realização de iniciativas de caráter pedagógico, em contexto de educação não formal e informal, com caráter de divulgação geral e lúdico.

O projeto incluiu a reconversão do imóvel e a sua qualificação, no que concerne a requisitos de salubridade e de acessibilidade, sempre mantendo as características de oficina tipográfica e preconizando uma intervenção minimalista, simples e coerente.

O espaço conjuga o essencial da atividade de uma oficina tipográfica tradicional, nomeadamente os aspetos de composição, impressão e encadernação, com a capacidade de acesso e permanência de público para visita e aprendizagem.

O projeto teve como principais objetivos:

  • - Reabilitar o imóvel da antiga oficina tipográfica, como meio ativo de construção de referências identitárias e de transmissão das memórias sociais ligadas ao Núcleo Urbano Antigo do Seixal;
  • - Constituir uma coleção de valor patrimonial como recurso de desenvolvimento cultural e promoção da cidadania;
  • - Constituir um projeto de valorização de património através da constituição de parcerias.

Programação /funcionamento

Praça Luís de Camões, 39-41, Seixal, 2840-488 SEIXAL

Quarta-feira a domingo, das 10 às 12.30 das 14 às 17.30 horas


Projeto cofinanciado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional

Projeto concluído.

Outras Áreas de Intervenção: