shadow
Projeto Resposta

O Projeto Resposta consiste na criação de uma estrutura de proximidade de cariz técnico/administrativo, multidisciplinar, dotada de competências de diagnóstico, proposta, intervenção e gestão do espaço urbano dentro das áreas delimitadas como Núcleos Urbanos Antigos Ribeirinhos. Irá responder de forma personalizada aos problemas dos utentes, potenciando a renovação urbana e a valorização de linguagem arquitetónica, integrando as componentes socioeconómicas, culturais e ambientais.

Tendo por missão a regeneração dos Núcleos Urbanos Antigos situados na frente ribeirinha, o Projeto Resposta objetiva preservar a memória colectiva, qualificar o edificado e gerar novas dinâmicas socioeconómicas, assentando essencialmente em três pontos:

  • - Reabitação do edificado desocupado, gerando aumento demográfico e, consequentemente, retorno às vivências de proximidade que são imagem do Núcleo Histórico;
  • - Dinamização de novas atividades, criando novos postos de trabalho e receitas que contribuirão para a sustentabilidade do projeto;
  • - Renovação da imagem do Núcleo Histórico, respeitando sempre a história do local e das gentes, servindo de atração à população local, público em geral e ao turismo.

A recuperação de imóveis devolutos e desabitados que têm peso considerável no conjunto edificado visa, para além do aumento demográfico, a dinamização de novas atividades económicas que, em articulação com os recursos do local, servirão de alavanca ao turismo.

Numa lógica de desenvolvimento integrado do território e em particular de toda a frente ribeirinha, o Projeto Resposta será expandido para o Núcleo Urbano Antigo de Amora, uma vez que todos estes espaços urbanos comungam do mesmo recurso natural que os carateriza: a Baía.

Frente ribeirinha Seixal - Arrentela: Projeto cofinanciado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional. Frente ribeirinha de Amora não é cofinanciada.

Projeto concluído.

Outras Áreas de Intervenção: