shadow
Oficina de Artes Manuel Cargaleiro

A Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, projeto da autoria do Arqt.º Siza Vieira, constituirá um novo e relevante equipamento no âmbito da promoção da arte contemporânea, desde logo na valorização do trabalho do mestre Cargaleiro, cujo reconhecimento pelo contributo inestimável que tem dado à Arte, constitui motivo de júbilo.

A Oficina assumirá uma vertente pedagógica, através de exposições temáticas, de conferências e publicações. As componentes de divulgação, com loja para venda de produtos associados às temáticas das exposições e de investigação, serão também funções deste equipamento.

A componente experimental ocupará uma função fundamental, através da instalação de oficinas de cerâmica e marcenaria, que se constituirão como espaços de formação e aprendizagem, de criatividade e de restauro.

A situação estratégica da localização da Oficina, na Península de Setúbal e próximo de Lisboa, com fáceis acessos ferroviários, rodoviários e marítimos, permitirá atrair um fluxo elevado de visitantes.

Por outro lado, o terreno da implantação do edifício, com uma grande área envolvente ajardinada, oferece um panorama deslumbrante sobre o rio Tejo e sobre Lisboa, favorecendo a segurança e a conservação das coleções e tornando o espaço atraente para as visitas à Oficina e também aos seus jardins.


Projeto cofinanciado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional
Operação concluída

Outras Áreas de Intervenção: