shadow
Centro Internacional de Medalha Contemporânea do Seixal

O Centro Internacional de Medalha Contemporânea do Seixal ficará instalado num dos edifícios da Quinta da Fidalga, local de espaços naturais, de eleição de eventos culturais e de preservação patrimonial junto à Baía do Seixal.

Este equipamento cultural constitui o primeiro do género no país e tem como objetivos divulgar e promover a medalha contemporânea, proporcionar um lugar de encontro entre trabalho de artistas e público, promover ações de formação e realizar conferências e colóquios.

Constituirá um centro de difusão, produção e divulgação da medalha contemporânea, para o qual tem contribuído o crescimento da participação nas iniciativas nacionais e internacionais realizadas neste domínio artístico. Para além destas iniciativas, o equipamento acolherá escultores de todo o mundo que pretendam aderir aos projetos destinados às escolas e ao público em geral.

A linguagem arquitetónica adotada resulta do aproveitamento e manutenção do edificado existente com a introdução de uma volumetria no piso superior, tendo em conta o programa e declive do terreno. A ligação entre o novo e o velho é clara. Os materiais a aplicar são elementares e os vãos rasgados e envidraçados nas janelas existentes conferem a modernidade e a funcionalidade pretendida.

A instalação do Centro Internacional de Medalha Contemporânea, com condições adequadas à criação e preservação da arte da medalha, bem como ao acolhimento de espólio de escultores medalhistas doadores – alguns deles apenas aguardam a abertura do centro para concretizar a oferta – permitirá difundir este domínio artístico e contribuirá decisivamente para a formação artística e desenvolvimento da sensibilidade das crianças e jovens das escolas públicas e privadas.

A criação de uma instituição ligada à medalha contemporânea decorre, por um lado, do natural prosseguimento do trabalho realizado ao longo dos últimos anos e, por outro, de uma estratégia assente na democratização da cultura.

Este equipamento contribuirá não só para a valorização patrimonial da Quinta da Fidalga, mas também para a valorização da frente ribeirinha Seixal-Arrentela.

Programação/funcionamento

Serão dinamizadas conferências, palestras, colóquios, ações de formação e intercâmbios culturais e artísticos com outras instituições locais, nacionais e estrangeiras.

Outras Áreas de Intervenção: