shadow
Criação do Parque Polidesportivo para Desporto Adaptado

Pelo recenseamento de 2001 é possível aferir que as famílias com deficientes integrados representam perto de 13% do total de famílias clássicas residentes no concelho do Seixal, ou seja, 6 742 famílias clássicas em valores absolutos.

Se este valor é por si só expressivo, mais significativo é o que indica que existem no concelho do Seixal cerca de 1000 famílias clássicas (981) constituídas exclusivamente por indivíduos portadores de deficiência, assumindo um peso relativo de 15% nas famílias clássicas com deficientes integrados e de 2% no total de famílias clássicas residentes no concelho.

Tendo por referência estes indicadores, é necessário desenvolver políticas de apoio à integração/socialização da população portadora de deficiência residente no município, criando espaços de participação e partilha, com o objetivo de pluralizar as responsabilidades e dinâmicas de intervenção social, quer na prevenção quer na resolução de problemas referenciados em todas as formas de exclusão social.

É neste contexto que será criada uma estrutura desportiva com marcação de vários campos para a prática de modalidades de desporto adaptado, como boccia, basquetebol em cadeira de rodas, goalball, entre outras, numa perspetiva de desporto para todos e de igualdade de oportunidades.

Um equipamento com estas características contribuirá, para além dos benefícios para a saúde, para o alargamento da prática desportiva informal por parte da população com deficiência e para uma inclusão social mais efetiva da mesma.

Contribuirá, também, para o alargamento e consolidação de parcerias entre entidades públicas e privadas, com destaque para as coletividades desportivas e instituições da área da deficiência, apesar de se verificar já uma grande dinâmica de trabalho em rede no município.

Possibilitará, ainda, o acesso das pessoas com mobilidade condicionada a estes locais, bem como a sensibilização dos atores e agentes e o envolvimento da comunidade em torno desta problemática.

Outras Áreas de Intervenção: