shadow
Construção do Parque do Serrado - 2.ª fase

O Parque do Serrado é um significativo «mosaico verde» localizado na freguesia de Amora e muito próximo da frente ribeirinha. Enquanto espaço verde deste meio populacional, é claramente um fator de equilíbrio para toda a comunidade, sendo capaz de dotar a população residente de um local com variadíssimas valências, nomeadamente atividades ao ar livre, destacando-se a prática desportiva, ações de educação ambiental, lazer e turismo.

Este projeto consiste na construção da 2.ª fase do Parque do Serrado, recurso único na «mancha verde» do concelho do Seixal, dando continuidade à 1.ª fase já executada e aberta ao público.

Este projeto visa criar um local que responda às necessidades da população e permita a ligação aos estabelecimentos escolares contíguos, levando a que seja um espaço para

usufruto de todos os estratos etários, sociais e culturais, sempre numa perspetiva de uma visão de democratização do espaço público urbano.

É um parque urbano que possui na sua envolvente importantes estabelecimentos escolares, nomeadamente a Escola Secundária de Amora, a EB Quinta da Medideira e a EB Quinta do Batateiro (em projeto). É constituído por uma rede de percursos pedonais, por zonas desportivas informais e de brinquedos, instalações sanitárias e estacionamento de apoio.

A requalificação desta mancha arbórea, que liga diversos pólos da freguesia de Amora, entre os quais se destacam um conjunto de escolas, contribuirá para a consolidação do tecido urbano, dotando-o de espaços livres arborizados que, enquanto captadores de CO2 e libertadores de O2 contribuirão para a redução de gases de efeito de estufa (GEE) na atmosfera.

Outras Áreas de Intervenção: