shadow
Seixal Cultural

Com a aprovação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Concelho do Seixal (PEDTS), a Câmara Municipal do Seixal definiu a política e estratégia para este setor ao nível local. Estas materializam-se na criação de duas rotas (Rotas da Arqueologia Industrial e da Ecologia e Faina no Rio Tejo) e de um motor de animação (Seixal Cultural). A conclusão dos estudos efetuados com o PEDTS indica que o município possui um conjunto de eventos com capacidade de atração de visitantes aos níveis regional, nacional e até internacional, mas que importa articular e potenciar essa oferta.

Em termos territoriais, os eventos âncora deste projeto ocorrem na área de intervenção delineada para o Programa de Ação, permitindo assim dinamizar e animar o espaço público, quer ao nível terra, como água. No entanto, os mesmos carecem de uma reestruturação e qualificação de forma a permitir uma animação do espaço público mais coesa e equilibrada e a criar uma oferta turística organizada e com capacidade de promoção e comercialização ao nível regional, nacional e internacional.

O projeto Seixal Cultural assume-se como uma dinâmica de qualificação, organização e promoção da animação cultural, recreativa e desportiva, de base territorial,

conducente à definição de um produto turístico distinto, sustentável e de qualidade, ancorado em eventos de referência.

Assente na cooperação integrada da autarquia e dos agentes dinamizadores, com vista à construção de um espaço de reflexão em torno das iniciativas existentes, o Seixal Cultural é o resultado da integração e articulação de diferentes propostas culturais de animação sob uma mesma marca, distintiva de um novo Seixal, que confine garantia de qualidade, autenticidade, inovação, dinamismo e novas experiências.

Para este efeito são considerados os seguintes eventos de referência:

  • - Festival Internacional SeixalJazz;
  • - Bienal Internacional de Medalha Contemporânea;
  • - Encontro de Embarcações Tradicionais;
  • - Seminário de Internacional de Náutica de Recreio e Desenvolvimento Local;
  • - Portugal a Rufar – Festival Internacional de Música, Percussão e Dança;
  • - Animação Desportiva na Baía do Seixal.

 

Projeto cofinanciado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional

Projeto concluído.

Outras Áreas de Intervenção: