shadow
Biclas

Integrado nos objetivos do Planeamento Urbano Saudável para a implementação de meios alternativos de transporte que promovam a Saúde e a Sustentabilidade Ambiental, o presente projeto constitui-se como um veículo de sensibilização indutor de novos comportamentos saudáveis e sustentáveis.

A sua aplicação está prevista para a zona do Seixal, com a criação de uma zona BICLAS, que na essência coincide com a Zona 30, bem como com o passeio ribeirinho ao longo da Baía. Integra-se numa lógica de Qualificação Urbana para a frente ribeirinha de Seixal – Arrentela. Posteriormente o Projeto será ampliado à frente ribeirinha de Amora.

Os principais objetivos são:

  • - Sensibilizar para o uso de meios alternativos de transporte
  • - Aumentar a oferta da rede pública de transportes
  • - Promover a saúde e o bem-estar pela atividade física
  • - Entender o lazer enquanto processo de consciencialização ambiental

O Projeto BICLAS traduz-se na implementação de meios alternativos de transporte que promove a saúde e a sustentabilidade ambiental. Procura também ligar pontos considerados estratégicos para a mobilidade dos potenciais utentes, tais como “interfaces” de transportes, serviços públicos, equipamentos culturais e desportivos e áreas de lazer.

Preveem-se ganhos significativos ao nível da saúde, especialmente em doenças físicas como a obesidade e as cardiovasculares, e psicológico, contribuindo para a redução de stress.

Este projeto é ainda um convite para a redução da utilização do automóvel, como meio de transporte individual, sendo uma mais-valia para o ambiente, através da redução de emissões de CO2 e outros gases poluentes.

Outras Áreas de Intervenção: