shadow
Requalificação do Centro de Dia da AURPIA

A Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Amora (AURPIA) é uma instituição particular de solidariedade social com intervenção social junto da população idosa e dependente, através do desenvolvimento da resposta social de centro de dia e serviço de apoio domiciliário, com acordo com a Segurança Social para cerca de 100 utentes, bem como o desenvolvimento da resposta social de centro de convívio.

A associação conta aproximadamente com 1400 sócios e, para além das respostas sociais tipificadas, dinamiza inúmeras atividades sócio-recreativas, das quais se destacam: ginástica sénior, colónia de férias, passeios culturais e recreativos, comemorações de datas alusivas, dinamização de um grupo coral, bailes e dinamização de ateliês de ocupação de tempos livres. Presta, ainda, serviços dirigidos a toda a comunidade, de que são exemplo o cabeleireiro e a lavandaria social.

A vulnerabilidade dos idosos, resultante dos baixos valores das pensões e das condicionantes físicas e/ou cognitivas decorrentes do processo natural de envelhecimento, torna-os progressivamente dependente económica e socialmente da solidariedade institucional, da família e das redes de vizinhança.

A prioridade, em matéria de intervenção social, dirigida aos idosos pretende não só reparar um défice preexistente na sociedade portuguesa mas, em simultâneo, apontar iniciativas que firmemente contrariem o envelhecimento desprotegido, não só quanto ao padrão

de rendimentos, mas também no que concerne a práticas de saúde, de convivência e culturais.

Os equipamentos sociais, para além de constituírem uma forma de apoio e atendimento a pessoas e grupos específicos, devem ser agentes de dinamização local e centros de recursos com vista à integração social dos grupos mais desfavorecidos.

Nesta perspetiva, ao longo de mais de uma década, a Câmara Municipal do Seixal procedeu à construção e cedência de imóveis municipais para a instalação das 12 sedes do movimento associativo de idosos, nomeadamente das associações de reformados, pensionistas e idosos do município do Seixal.

O presente projeto requalificou o edifício do Centro de Dia da AURPIA, situado no Núcleo Urbano Antigo da Amora, respeitando o seu desenho arquitetónico original.

Esta intervenção promoveu a criação de estruturas/condições para a qualificação da resposta das valências tipificadas (centro de dia, centro de convívio e serviço de apoio domiciliário) e o aumento da capacidade de resposta à comunidade em geral no que concerne a atividades complementares de caráter social e lúdico-pedagógico.

Contribuiu para a qualificação dos serviços prestados à população e, consequentemente, para a melhoria da sua qualidade de vida.

Projeto comparticipado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Outras Áreas de Intervenção: