shadow
Reformulação e Adaptação do Edifício da Casa do Educador - Sede da Unisseixal

Este projeto visa a reformulação e adaptação do Edifício Municipal Conselheiro Custódio Borja, cedido à Associação de Profissionais da Educação – Casa do Educador do Concelho do Seixal, assegurando a instalação das áreas de gestão e administrativas desta instituição, para o desenvolvimento da sua atividade, contemplando a criação de gabinetes de trabalho, sala de reuniões e sala de atividades, Biblioteca e Centro de Recursos Informáticos.

Pretende-se, acima de tudo, a recuperação das instalações para a valorização deste exemplar de arquitetura novecentista do Núcleo Urbano Antigo de Amora.

A Casa do Educador do Concelho do Seixal desenvolve um conjunto de ações e iniciativas que visam a integração social e comunitária dos seus associados, bem como a proteção dos mesmos. Realiza atividades de convívio, lazer e ocupação dos tempos livres e dinamiza e apoia ações que visam a promoção das competências culturais, científicas, técnicas e artísticas dos seus associados, desenvolvendo projetos de educação e formação que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvente.

Promove ainda, através de voluntários, o projeto CESVIVER, de solidariedade com pessoas em solidão e dependência.

A Casa do Educador promove a Unisseixal – Universidade Sénior do Seixal – desde 2007, tendo contado, no ano letivo 2008/2009, com 413 alunos inscritos, 74 turmas e 67 professores e 47 disciplinas.

São, ainda, atividades da Unisseixal a tuna, os cavaquinhos, o grupo coral polifónico, o grupo de teatro e o grupo de danças latinas.

O âmbito da ação da associação estende-se a todo o concelho do Seixal e a criação de melhores condições de trabalho, nomeadamente através da recuperação do edifício e criação de novos espaços, terá reflexos na sua atividade e na qualidade de vida de toda a comunidade envolvente através da dinamização de projetos e ações, tais como os apoios psicossociais para associados em fase de alguma dependência, através da criação de um serviço de companhia – Cesviver, sessões culturais, exposições, pontos de acesso à Internet, acesso à Biblioteca, realização de visitas de estudo, entre outras.

Outras Áreas de Intervenção: