shadow
Caracterização Hidrográfica e Hidrológica da Baía do Seixal

A valorização ambiental da Baía do Seixal tornou-se um estandarte para o melhoramento da qualidade de vida da comunidade que lhe é vizinha. A qualidade da sua água, a preservação das suas espécies animais e a correta utilização pela atividade humana constituíram objetivos do Estudo de Caracterização e Valorização da Baía do Seixal, uma correta gestão ambiental indispensável ao pleno gozo da Baía como elemento nuclear de desenvolvimento das comunidades ribeirinhas.

Desta forma, passou pela definição do estado de referência ambiental da Baía, nomeadamente através de uma caracterização hidrográfica e hidrológica nas suas mais diversas vertentes, através da colaboração do Instituto Hidrográfico.

A caracterização contemplou um conjunto de ações visando descrever a Baía do ponto de vista topo-hidrográfico, hidrológico, sedimentológico e dinâmico.

De forma mais pormenorizada o estudo hidrográfico e hidrológico permitiu efetuar uma caracterização morfo-sedimentar da Baía, onde está incluída topografia, hidrografia, composição mineralógica e geoquímica dos sedimentos. Foi ainda possível aferir as principais características da dinâmica da Baía do Seixal, tais como: a hidrologia e hidrodinâmica.

Os parceiros envolvidos neste projeto são o Instituto Hidrográfico para a componente hidrográfica e hidrológica e Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – Centro de Oceanografia para a componente biológica.

Documentação:
Resultados das observações hidro-oceanográficas para caracterização e valorização da Baía do Seixal realizadas pelo Instituto Hidrográfico entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010. Consultar documento (PDF 9.3MB).

Projeto cofinanciado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional

Projeto concluído.

Outras Áreas de Intervenção: